




QUEM SOMOS









Romeya Peño Kamãnawa
Presidente e Coordenador do Projeto | Guardião da Cultura Ancestral
Romeya Peño Kamãnawa, um indígena Noke Koî nascido no coração da Floresta Amazônica, carrega consigo a força e a sabedoria de uma linhagem de curandeiros ancestrais. Desde cedo, sua vida é guiada pelo sonho de cuidar de sua família, fortalecer seu povo e compartilhar sua cultura, conhecimento e amor com a humanidade.
Peño dedica-se a preservar e expandir as tradições Noke Koî, protegendo a floresta e as próximas gerações. Seu trabalho transcende barreiras, unindo a espiritualidade à vida prática, e criando um legado de equilíbrio e conexão.
Karine Vari
Vice-Presidente e Coordenadora do Projeto | Educadora
Dedicada há mais de 6 anos ao estudo e à convivência com a etnia Noke Koî. Casada há três anos com Romeya Peño Kamãnawa, ela está ao seu lado na missão de fortalecer a cultura, proteger a floresta e trazer melhorias significativas para as famílias e comunidades Noke Koî.
Compartilhando o mesmo propósito de Peño, Karine trabalha para expandir a visibilidade da cultura do povo Noke Koî. Sua atuação vai além da coordenação: ela se dedica integralmente às vivências espirituais, ao cuidado das famílias. Seu sonho é ajudar a promover um futuro mais harmonioso para as próximas gerações.
BREVE HISTÓRIA | METAS
O nome da associação “Projeto UNIverso- Romeya Peño”, surgiu após muito estudo e reflexão dentro da espiritualidade e das cerimônias com as medicinas.
Um Romeya é o nível mais alto de curandeiros dentro da etnia Noke koî, aquele que tem variadas técnicas de rezo para auxiliar pacientes enfermos. Hoje dentro da etnia conta-se com alguns Romeyas, e Peño é um deles, seu canto é uma prece para a melhoria de toda a humanidade, uma prece ao amor, à saúde, à paz, ao bem estar e proteção da Terra.
Hoje, relatando a partir da família do Romeya Peño, os indígenas precisam de muitas melhorias para alcançar uma qualidade de vida, contando que os rios estão secando, os peixes estão diminuindo, a caça não é mais abundante, a população cresceu, as casas não têm mais durabilidade devido às intensas mudanças climáticas que contam com excesso de chuva e enchentes, além de estarem em contato com a cidade e doenças desconhecidas que acabam virando pandemia em suas famílias.
O nome UNIVERSO refere-se ao poder de criação do Universo, assim como o universo tem poder para criar, nosso objetivo é expandir e criar uma linda história, com o fluxo e a força do universo e a beleza da natureza. Além de fazer menção ao “UNI” que significa Ayahuasca na lingua nativa da etnia, o Noke Vana.
BENFEITORIAS REALIZADAS
Peño dedica-se há mais de 10 anos ao fortalecimento de sua cultura e ao bem-estar da comunidade Noke Koî.
Com o apoio de alguns parceiros e muito esforço pessoal, ele construiu um espaço importante na aldeia Shonoya, incluindo duas casas grandes e um poço de água, onde seus filhos hoje vivem e trabalham.
Junto com sua esposa, nos últimos três anos, Peño ampliou seu impacto: construiu duas casas para seus filhos, adquiriu um bote para atender às necessidades da comunidade e apoiou diversas famílias, incentivando a venda de artesanatos e contribuindo para a alimentação local.
Além disso, eles realizam vivências e viagens que fortalecem a cultura e a espiritualidade de seu povo.








METODOLOGIA
Investimento e Autonomia
Até o momento, todos os investimentos têm sido realizados de forma autônoma, com dedicação total ao fortalecimento da comunidade e preservação da floresta. Com a criação da associação, pretendemos estruturar uma metodologia baseada na evolução contínua de nossas ideias e projetos.
Divulgação e Expansão
Desenvolvemos um plano estratégico para expandir nossa comunicação e ampliar a visibilidade da etnia Noke Koî, destacando o papel essencial de Peño na preservação cultural. Nosso objetivo é criar uma imagem sólida e conectada, valorizando as raízes e os esforços do nosso trabalho.
